Terça-feira, 15 de Julho de 2008

Livro - Six Years At The Russian Court

Margaretta Eagar era uma ama irlandesa que, aos 35 anos, em 1898 começou a trabalhar com a família Romanov. Foi com ela que as quatro grã-duquesas aprenderam inglês e, por isso, ganharam um forte sotaque irlandês que teve de ser, mais tarde corregido por Charles Gibbes. Infelizmente, em 1904, a ama deixaria a corte devido à complicada situação que se instalou na Rússia após a Guerra Russo-Japonesa, na qual o Reino Unido tomou o lado japonês.

 

Em 1906 publicou um livro sobre as suas experiências com as filhas do Imperador que é uma das principais fontes sobre a vida privada da família.

 

 

Excertos:

 

"A Grã-Duquesa Olga encontrou pequeno pássaro que tinha caído na relva e disse: “Vou guardar este pobre passarinho para sempre.” A governanta não interferiu, mas observou a Olga a levá-lo seguida da sua irmã Tatiana que também estava interessada. A governanta perguntou-se por quanto tempo as crianças iriam guardar o pássaro antes de se cansarem dele. Mais tarde a Olga disse: “Se calhar estou a fazer mal em tirar o pássaro porque, mesmo agora, Deus deve ter mandado um anjo para vir buscar o pássaro e ele não está lá. Vou pô-lo no lugar.” Ela repetiu os passos que tinha dado e colocou o pássaro no mesmo sitio onde o tinha encontrado.

No dia seguinte estávamos a caminho da praia novamente e elas insistiram em seguir pelo mesmo caminho do dia anterior para procurar o pássaro. Quando chegaram ao lugar onde a Olga o tinha colocado, o pássaro tinha desaparecido.
“Imagina que eu o tinha tirado!” disse a Olga, “Então o anjo de Deus não o teria encontrado!”

“Oh,” respondeu a Tatiana, “Acho que teria sido melhor se Ele o tivesse tirado das nossas mãos!”

 

Tatiana e Olga em 1899

 

“Um dia quando a Tatiana estava a ser preparada para sair, fui buscar o casaco para ir com elas. Quando ela voltou, a ama, Mary, estava a abanar a Tatiana. “Como te atreves a fazer isso?” exclamei eu, “Pagam-te para cuidar dela, não para a corrigir.”

“Ela é paga?” disse a Tatiana surpreendida.

“Sim”, respondi eu, “Ela é paga e eu também,” e então a Tatiana começou a chorar.

“Tu já me viste a receber o meu dinheiro todos os meses, “expliquei eu.

“Eu sempre pensei que era um presente.”

Então eu expliquei que era necessário que fosse paga, uma vez que não tinha dinheiro meu e a minha forma de o arranjar era a cuidar de crianças. Na manhã seguinte, quando acordei, a Tatiana estava ao pé da minha cama e perguntou: “Posso ir para a tua cama?”

Enquanto a pequena Grã-Duquesa se aconchegava nos meus braços, exclamou, “De qualquer forma, não vais ser paga por isto.”


 

“De todas as crianças, a Maria era a favorita do Imperador. Quando ela tinha 1 ano e 4 meses, estávamos na Crimeia e ela estava a rodear a varanda onde ele estava a tomar o pequeno-almoço. Eu fui atrás dela rapidamente, o Imperador olhou para mim com um sorriso e pediu-me para pôr mais uma cadeira na mesa para ela. “Comove-me,” disse ele, “ver tanta afeição.”

"A Maria costumava prestar atenção a toda a gente na rua a quem, mais tarde, chamava “os meus amigos,” e ficava triste se eu não os reconhecesse. “Lembras-te,” dizia ela, “daquela senhora de Peterhoh que estava com um chapéu verde? Hoje vi-a em Nevsky.” Ela nunca confundiu ninguém, tinha uma verdadeira “memória imperial” para caras."


 

A Anastasia, um dia, subiu para cima da mesa do quarto de brincar e saltou para o chão. Eu disse: “Não devias fazer isso, é demasiado alto. Podes sltar para o sofa se quiseres, mas não da mesa.”

Ela não presto atenção ao que eu tinha ditto e voltou a subir para a mesa e saltar para o chão. Então eu dei-lhe um estalo gentil. A Anastasia sentou-se e pensou por um momento e depois disse: “não é bom apanhar um estalo, mas é melhor saltar da mesa e apanhar um estalo do que saltar do sofá.” E voltou a subir para a mesa e a saltar. Então prendi-a à cadeira com uma faixa. A Anastasia não gostou e disse, “é melhor subir para a mesa e apanar um estalo, mas é melhor não subir do que estar presa a uma cadeira!”

 

O livro está disponivel para leitura online em inglês no site Alexander Palace.

música: Monty Python - "Sit On My Face"

publicado por tuga9890 às 15:23
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.arquivos

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Outubro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Fevereiro 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.Fotos

Há quem diga que todos os segundos da vida dos Romanov foram documentados em fotografia. Aqui ficam alguns exemplos:

.Questionário


Get your own Poll!

.Vídeos

.tags

. todas as tags

.links

.posts recentes

. O blog encontra-se agora ...

. Casamentos Morganáticos -...

. Reacção do Grão-duque Pau...

. Outros - Entrevista à Grã...

. Outros - Entrevista à Grã...

. Notícias - Mais um álbum ...

. Os Ramos da Família Roman...

. Curiosidades - Possível f...

. Filme - "Catherine, the G...

. Outros - Vitória Battenbe...

. Os Ramos da Família Roman...

. Os Ramos da Família Roman...

.Visitas

web polls easy
web polls

blogs SAPO

.subscrever feeds