Domingo, 9 de Maio de 2010

Czares da Rússia - Pedro III da Rússia

Pedro III da Rússia

 

Nome: Pedro Feodorovich Romanov (Carlos Pedro Ulrich de Holstein-Gottorp)

Pais: Carlos Frederico, Duque de Holstein-Gottorp e Anna Petrovna da Rússia (filha do czar Pedro, o Grande).

Nascimento: 21 de Fevereiro de 1728

Reinado: 5 de Janeiro de 1762 - 9 de Julho de 1762

 

 

 

Reformas:

 

Apesar de estar pouco tempo no poder, Pedro teve ainda tempo de realizar algumas reformas durante o seu reinado. A primeira foi decretar o regresso de todas as figuras que tinham sido exiladas pela sua tia Isabel Petrovna. Nascido e criado na Prússia, o czar nutria uma grande admiração pelo país e pelo seu rei, Frederico, o Grande. Isto levou a que retirasse a Rússia da Guerra dos Sete Anos sem qualquer benificio para o país pelo simples facto de querer agradar a Frederico, visto que a Rússia tinha causado grandes perdas na frente prussiana. No mesmo sentido de promover a imagem russa em terras germânicas, Pedro começou a planear uma guerra contra a Dinamarca com o objectivo reclamar o ducado de Schleswig para a Prússia.

 

Internamente, no entanto, as políticas de Pedro tiveram mais sucesso. Foi o primeiro monarca a introduzir noções de capitalismo e mercantilismo no país contra as formas de produção tradicionais que ainda dominavam e proibiu a importação de açucar com o objectivo de promover o consumo interno. No entanto, Pedro era um grande defensor do direito divino da nobreza que floresceu e ganhou mais poder durante estes curtos meses. Primeiro os servos deixaram de ser mercadoria livre e a sua compra passou a ser exlusivamente um previlégio da nobreza, depois extinguiu uma antiga lei introduzida por Pedro, o Grande que obrigava nobres masculinos a participar no exercito, dando-lhes livre arbitrio para o fazerem ou não. Na igreja começou por obrigar os padres ortodoxos a tomar atitudes mais luteranas.

 

Pedro III da RússiaQueda:

 

Temendo que Pedro se divorciasse dela para se casar com a sua amante, Isabel Vorontsova, Catarina, a Grande planeou um golpe de estado juntamente com o seu amante, Gregório Orlov para depôr o czar. Auxiliados pela guarda Leib para quem Pedro planeava duras reformas, o seu golpe foi bem-sucedido e Pedro forçado a abdicar em favor da sua esposa. Os poucos dias que lhe restaram foram passados na prisão.

 

Pedro III da Rússia

 

Família

 

Carlos Frederico, Duque de Holstein-Gottorp


 

O pai de Pedro III nasceu em Estocolmo, na Suécia, sendo filho de Hedvig Sofia, uma filha do rei Carlos XI da Suécia. Após a morte do seu avô, Carlos foi apontado como o provável sucessor ao trono sueco, mas a sua tia Ulrika chegou primeiro e baniu o jovem para a Rússia onde ele conheceria a Grã-Duquesa Ana Petrovna.

 

Ana Petrovna Romanova

 


Filha mais velha do casamento de Pedro, o Grande com a camponesa Marta Skowronska (mais tarde Catarina I da Rússia), nascida ainda bastarda e depois legitimizada em 1712. Foi sugerida como possível noiva de Louis d'Órleans, um neto de Luís XIV de França e futuro regente de Luís XV, mas acabou por se casar com Carlos Frederico de Holstein-Gottorp para assegurar o apoio russo à conquista do condado de Schleswig pela Alemanha.

 

Para informação sobre a esposa e os filhos de Pedro clique aqui.

 

 

Curiosidade: Pedro não nasceu nem como Ortodoxo nem como russo. Era o filho de um Duque Alemão, descendente de monarcas suecos e por isso Luterano. Foi obrigado a converter-se apenas em 1742, quando tinha 14 anos por ordem da sua tia Isabel I da Rússia que o escolheu como seu sucessor após chegar à conclusão de que não teria filhos legitimos. Se a rainha Ulrika Leonor da Suécia nunca tivesse ascendido ao trono, era provavel que Pedro se tornasse rei da Suécia.

 

Causa de morte: Pedro foi assassinado na prisão por um grupo de soldados. Até hoje existe a dúvida se a ordem partiu de Catarina II ou do seu amante Orlov. Os seus assassinos nunca foram punidos.

 



publicado por tuga9890 às 14:05
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.arquivos

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Outubro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Fevereiro 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.Fotos

Há quem diga que todos os segundos da vida dos Romanov foram documentados em fotografia. Aqui ficam alguns exemplos:

.Questionário


Get your own Poll!

.Vídeos

.tags

. todas as tags

.links

.posts recentes

. O blog encontra-se agora ...

. Casamentos Morganáticos -...

. Reacção do Grão-duque Pau...

. Outros - Entrevista à Grã...

. Outros - Entrevista à Grã...

. Notícias - Mais um álbum ...

. Os Ramos da Família Roman...

. Curiosidades - Possível f...

. Filme - "Catherine, the G...

. Outros - Vitória Battenbe...

. Os Ramos da Família Roman...

. Os Ramos da Família Roman...

.Visitas

web polls easy
web polls

blogs SAPO

.subscrever feeds