Domingo, 9 de Maio de 2010

Livros - "A Filha da Czarina" de Carolly Erickson

 

1898: Daria Gradov é uma avó idosa, que vive numa zona rural do Canadá. O que os vizinhos e os próprios filhos desconhecem é que ela não é a pessoa que diz ser, a viúva de um modesto emigrante russo. Na realidade, ela nasceu e começou a vida como grãduquesa Tatiana, ou Tânia, como lhe chamavam os seus pais, o czar Nicolau II e a czarina Alexandra.
E é assim que começa o último e cativante romance histórico de Carolly Erickson. A história centra-se na jovem Tânia, que vive uma vida de luxo incomparável na Rússia da pré-revolução, tanto no palácio de Inverno de S. Petersburgo como no enclave particular da família fora da capital. Tânia é uma das quatro filhas e o nascimento do irmão mais novo, Alexei, é simultaneamente uma bênção e uma maldição. Quando lhe é diagnosticada hemofilia e a chave para a sua sobrevivência reside nos misteriosos poderes de Rasputine, o monge analfabeto, isto é apenas o presságio de que tempos negros se aproximam. Em breve rebenta a guerra e a revolução arrasta a família do poder para um encarceramento claustrofóbico na Sibéria. No mundo de Tânia surge um jovem soldado, cuja vida ela ajuda a salvar e que será o seu companheiro na concretização dos arrojados planos para salvar a família imperial da morte certa.

 

Opiniões

 

Este livro vem de Carolly Erickson, a malfadada escritora de "A Última Czarina", também disponível em Portugal. Embora ela se tenha conseguido esquivar por pouco da desaprovação geral da comunidade Romanov com a sua biografia floreada de Alexandra Feodorovna, não parece ter tido a mesma sorte com esta sua nova tentativa. A personagem central do romance é Tatiana Nikolaevna, desta vez escolhida para ser a sobrevivente do massacre imperial. Talvez por ser já uma história contada repetidamente neste tipo de livros, talvez devido a uma caracterização demasiado exagerada da segunda filha do czar Nicolau II como uma rebelde que foge do palácio para se encontrar com soldados, o livro foi muito mal recebido. Ainda não tive oportunidade de lê-lo, mas tenho seguido opiniões gerais sobre ele e atrevo-me a dizer que seja bom entertenimento para quem não seguir fervorosamente a história e não se ofender facilmente com alguns factos rebuscados. O preço do livro em livrarias é, como sempre, exagerado. 18 euros, mas pode ser encontrado com 10% de desconto no Wook.

 


publicado por tuga9890 às 12:21
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Lurdes a 13 de Junho de 2010 às 15:16
Incrivel, como tanto tempo passado, e depois dos corpos terem sido encontrados e identificados, ainda se escrevem romances tendo como ponto de partida a sobrevivência de um ou mais membros da familia imperial. Já li o "KItchen Boy" e "A Profecia Romanov", desconhecia até agora a existência deste último livro, sendo que até tenho a obra da autora sobre a Czarina Alexandra. Tenho sempre imensa curiosidade em ler tudo o que puder sobre os Romanov, mas tenho receio que este tipo de romances alimente a minha imaginação sobre factos, que bem sabemos que não correspondem à realidade, apesar da ideia de alguém ter sobrevivido ao massacre de 1918 me agrade bastante e contribua para a onda de magia que envolve esta familia..Mas é uma imaginação inglória! Acerca da veracidade dos factos retratados pela autora Carolly Erickson, em ambos os livros, quero acreditar sempre que foi feita uma pesquisa exaustiva para relatar com fidedignidade os factos históricos, até porque acredito que para quem se propõe a fazer semelhante feito, como escrever um livro sobre personagens históricas, muito trabalho de casa tem que ser feito. E apesar de cada autor dar sempre um pouco de sim aos factos, bem como não sei tudo sobre os Romanov, acredito q.b. em muitas coisas que o autor descreve. Mas teria que ler o livro para opiniar melhor. Digo no entanto que pelo que li da biografia da última czarina russa, da mesma autora, mudei de certa forma a minha opinião acerca de Alexandra...Ou melhor vi um outro lado dela..que me fez pensar que realmente, ninguém é suficientemente digno para julgar quem quer que seja...


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.arquivos

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Outubro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Fevereiro 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.Fotos

Há quem diga que todos os segundos da vida dos Romanov foram documentados em fotografia. Aqui ficam alguns exemplos:

.Questionário


Get your own Poll!

.Vídeos

.tags

. todas as tags

.links

.posts recentes

. O blog encontra-se agora ...

. Casamentos Morganáticos -...

. Reacção do Grão-duque Pau...

. Outros - Entrevista à Grã...

. Outros - Entrevista à Grã...

. Notícias - Mais um álbum ...

. Os Ramos da Família Roman...

. Curiosidades - Possível f...

. Filme - "Catherine, the G...

. Outros - Vitória Battenbe...

. Os Ramos da Família Roman...

. Os Ramos da Família Roman...

.Visitas

web polls easy
web polls

blogs SAPO

.subscrever feeds